5 indícios de que sua saúde bucal pode melhorar

Será que você cuidando da região bucal corretamente? O texto de hoje vai te ajudar a descobrir!

Estar com a saúde bucal em dia é a meta de muita gente. Afinal, ela é garantia não só de uma boca saudável, mas da saúde do nosso corpo como um todo. Por isso, é imprescindível realizar visitas regulares ao dentista, além de ficar atento aos sinais dados pelo nosso organismo.

Desse modo, o problema pode ser tratado o quanto antes, evitando que evolua para quadros mais sérios. Abaixo, trouxemos alguns indícios que o nosso corpo pode dar quando algo não vai bem. Confira!

Dor de dente

O mais comum dentre os problemas bucais, a dor de dente pode ser um indicativo de doenças como cáries, doenças periodontais e até traumatismo dentário.

Se a dor piorar ao mastigar ou ao ingerir bebidas quentes e/ou frias, o indicado é procurar um médico especialista para identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado.

Mau hálito

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, está relacionada, na maioria das vezes, à falta de cuidados com a higiene bucal. No entanto, ela também costuma aparecer por conta de doenças bucais, hábitos do paciente, como fumar ou beber em excesso, doenças respiratórias e gastrointestinais.

Assim, o indicado é buscar ajuda especializada para que o tratamento seja prescrito corretamente.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é aquela massinha branca que se forma entre os dentes e na superfície da gengiva, e que pode ser facilmente removida por meio da escovação e fio dental. No entanto, quando a higienização não é feita adequadamente, ela pode sofrer o processo de mineralização e evoluir para o tártaro. Uma vez que isso acontece, ele só pode ser removido no consultório odontológico.

Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Passe o fio dental pelo menos 1x ao dia e capriche na escovação.

Sangramento gengival

Quando a sua gengiva sangra, ela está mandando um sinal de que precisa de uma limpeza urgente! O sangramento acontece, geralmente, devido ao excesso de placa bacteriana na região gengival. Ela libera substâncias químicas pró-inflamatórias, que deixam a gengiva com aspecto avermelhado, inchado e liso, e ainda mais propensa a apresentar sangramento durante a escovação ou alimentação.

Pacientes que não escovam os dentes corretamente ou não usam fio dental todos os dias têm maior risco de apresentar a condição. Por isso, já sabe. Se sua gengiva está sangrando, capriche na higienização!

Cárie

A famosa e temida cárie começa com uma mancha branca na superfície do dente, indicando o processo de desmineralização dentária. Conforme vai evoluindo, a lesão vai se tornando marrom, o que significa que ela atingiu a dentina e há um maior comprometimento do dente.

Por isso, ao suspeitar de alguma lesão de cárie, agende uma consulta com um especialista. Quando não tratada, a cárie pode evoluir e afetar a raiz do dente, necessitando da realização de um canal.

Em resumo, cuidar da nossa saúde bucal é um hábito que devemos incluir e cultivar em nossa rotina. Afinal, não basta cuidar vez ou outra; é necessário realizar uma limpeza minuciosa todos os dias, a fim de tratar e principalmente prevenir problemas bucais. Seu sorriso agradece!