Sorriso gengival: causas e como tratar?

Conheça os tipos de tratamento disponíveis para este problema tão comum  

Quando sorrimos, é ideal que haja um equilíbrio harmônico entre a gengiva, os dentes e os lábios. Quando isso não acontece devido a um excesso de gengiva na arcada superior, inferior ou em ambas, chamamos de sorriso gengival.  

O diagnóstico do problema acontece quando a superfície visível de gengiva é superior a três milímetros. Em casos mais graves, essa desordem estética pode levar ao ressecamento da gengiva, deixando-a propensa a outros problemas.  

O que causa o sorriso gengival? 

Na maioria das situações, o principal motivo dos sorrisos gengivais é a genética. Ele pode acontecer devido à hiperatividade dos músculos levantadores do lábio superior e depressores do lábio inferior, além de erupção passiva alterada e crescimento dos ossos do maxilar.  

O sorriso gengival também pode aparecer após o uso de aparelhos ortodônticos, devido à uma hipertrofia gengival e a inflamações na gengiva. O uso de alguns medicamentos, como imunossupressores e antiepilépticos, também pode contribuir para a alteração.  

Como tratar? 

A principal queixa dos pacientes diz respeito à parte estética, fazendo com que não se sintam confortáveis ao sorrir. Para isso, existem alguns tratamentos, cirúrgicos ou não, que ajudam na correção do problema.  

Toxina Botulínica  

É uma ótima opção quando a causa está relacionada à hiperatividade do músculo ou a um desequilíbrio esquelético. A toxina botulínica atua diminuindo a atividade do músculo e reposicionando o lábio, mas vale ressaltar que o resultado não é definitivo. Após alguns meses, o paciente deve reaplicar o produto.  

Gengivoplastia  

Essa pequena intervenção atua corrigindo o contorno e o tamanho dos dentes. Durante o procedimento, ocorre a remoção de uma faixa da gengiva. É bastante indicado para casos de erupção passiva alterada. 

Gengivectomia  

A gengivectomia, por sua vez, é indicada para quem possui hipertrofia gengival. A cirurgia consiste na remoção de uma faixa da gengiva ou de uma parte do osso que esteja interferindo.  

Cirurgia Ortognática  

Mais invasiva que os procedimentos anteriores, a cirurgia ortognática requer um pós-operatório mais cuidadoso. Ela ajusta a posição dos maxilares em relação ao crânio, melhorando o encaixe da mordida e a estética do sorriso.  

Reposicionamento labial 

É realizada por meio da remoção de uma parte da mucosa acima da gengiva, deixando-a mais curta. Assim, o lábio ficará mais próximo dos dentes e da faixa de gengiva.  

Desse modo, existem diversos tratamentos para a correção do sorriso gengival. Marque uma avaliação com um profissional especializado que cuidará de todos os detalhes e definirá o tratamento mais indicado para sua situação.