Clareamento dental: quais cuidados tomar após o procedimento?

Com alguns passos em sua rotina, você garante um clareamento dental bem sucedido e sem complicações

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Afinal, quem não quer um sorriso branquinho? No entanto, muitas são as dúvidas que cercam o procedimento, principalmente o pós. Vou poder comer de tudo? Se eu tomar café meu dente vai ficar manchado? Para esclarecer essas e outras dúvidas, continue lendo o texto de hoje.

Como ocorre o processo de clareamento?

O clareamento dental, nada mais é, do que uma reação química. Seu componente principal é o peróxido de hidrogênio, que pode ser utilizado em diferentes concentrações, dependendo da cor de cada dente.

Independente do tipo de clareamento escolhido – caseiro, no consultório, ou a combinação de ambos – a aplicação é feita diretamente no dente, e deve ser acompanhada de perto por um dentista especializado. Afinal, ele que prescreverá a quantidade correta e o tempo ideal de utilização.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Não! A idade mínima para realizar o clareamento é de 16 anos. Além disso, não é indicado que gestantes e lactantes realizem o procedimento.

Cuidados após o clareamento

Uma vez que o clareamento é realizado, o paciente deve seguir algumas recomendações tanto para a durabilidade, quanto para evitar problemas, como a sensibilidade. Abaixo, trouxemos algumas dicas importantes:

– Mantenha uma boa rotina de higiene bucal para garantir que o clareamento dure por mais tempo e não apareçam problemas nos dentes e gengivas;

– Tome cuidado com alimentos e bebidas pigmentados, pois eles podem manchar os dentes. Por exemplo: café, refrigerante, vinho, etc. O recomendado, no caso dos líquidos, é utilizar canudos. Desse modo, o contato com os dentes é menor e, consequentemente, menores as chances de manchá-los;

– Evite fumar cigarros, pois eles são os principais causadores de dentes amarelados, além de causarem doenças e afetarem a saúde como um todo. Eles possuem substâncias como a nicotina e o alcatrão, que se aderem aos dentes, deixando-os mais escuros e favorecendo o acúmulo de tártaro. Com isso, outros problemas como o mau hálito e gengivite podem se desenvolver.

O clareamento dental é, portanto, um procedimento capaz de devolver um sorriso agradável e a autoestima aos pacientes. Ao consultar um profissional especializado e tomar todos os cuidados necessários, antes e após o tratamento, você garante a durabilidade do clareamento e mantém sua saúde bucal em dia.