Mitos e verdades sobre os dentes de leite

O surgimento dos primeiros dentinhos é um marco na vida dos pequenos e um grande desafio na vida dos pais, principalmente os de primeira viagem     . Afinal, é neste momento que surgem conselhos e dicas de todos os lados e é comum sentir dúvidas em relação ao que é realmente verdade. Para ajudar nessa missão, preparamos este texto com mitos e verdades sobre os dentes de lente. Confira!

Bebês não têm cáries

Mito. E o principal motivo do surgimento das cáries nessa idade é a crença de que bebês estão livres deste problema! No entanto, quando os dentinhos ficam expostos a restos de leite ou de alimentos, são um prato cheio para as bactérias que causam as cáries.

Aliás, a falta de higienização após a amamentação noturna é a principal causadora deste problema. Portanto, não deixe de higienizar os dentes do seu bebê, mesmo que apenas a pontinha terra irrompido.

O nascimento dos dentes de leite causa febre nos pequenos

Mito. Quando os dentes estão nascendo, a gengiva fica inflamada e dolorida, causando incômodo nos pequenos. No entanto, a febre não está associada a esse processo. Caso ela aconteça, é importante investigar adequadamente, pois pode estar ligada à alguma infecção.

Cáries nos dentes de leite nem sempre causam dor

Verdade. As cáries podem ou não virem acompanhadas de dor. Por isso é fundamental levar os pequenos ao dentista regularmente e não apenas quando sentirem incômodos.

Bebês podem nascer com dentes de leite

Verdade. Alguns bebês podem sim nascer com alguns dentinhos de leite na boca, principalmente na arcada inferior. Uma das causas para essa alteração pode ser genética. Caso isso aconteça, é importante levar o pequeno ao odontopediatra para verificar se há ou não necessidade de extrair o dente.

Antibióticos fazem mal aos dentes

Mito. Antigamente, existia um medicamento chamado tetraciclina, muito utilizado em crianças e que causava manchas nos dentes. No entanto, ele caiu em desuso e os antibióticos atuais não causam este problema.

Porém, é indicado realizar a higienização dos dentes após a ingestão de medicamentos, já que alguns deles possuem açúcar – o grande inimigo das cáries – em sua composição.

Os primeiros dentes de leite devem ser escovados

Verdade. Como vimos anteriormente, os bebês não estão imunes às cáries. Logo, quando os primeiros dentinhos começarem a irromper, já pode iniciar o processo de higienização.

Dentes de leite não precisam passar por tratamento de canal

Mito. Por possuírem raiz, os dentes de lente apresentam uma rede de canais, por onde passam os vasos sanguíneos e nervos que podem ser afetados com o surgimento de cáries mais avançadas.

Assim, crianças e bebês não estão imunes ao tratamento de canal. O ideal é caprichar na higienização para evitar que isso aconteça.

Crianças com dentes de leite podem usar aparelho ortodôntico

Verdade. Porém, é feito o tratamento preventivo ou interceptativo, em casos de mordida aberta ou cruzada, visando identificar se os novos dentes terão espaço para crescer. Se for identificado algum problema, o odontopediatra deverá indicar o tratamento com um aparelho ortopédico funcional.