Reveladores de placa bacteriana: você sabe o que é?

Conheça o produto que promete ser um grande aliado na hora da higienização bucal

Certamente, de placa bacteriana todos nós já ouvimos falar. Mas você sabe o que são os reveladores de placa bacteriana? Eles surgem como um mecanismo muito importante para evidenciar a presença do biofilme em nossa cavidade bucal. Assim, ao todo, existem quatro tipos de reveladores de placa bacteriana no mercado. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que são os reveladores de placa bacteriana?

Os reveladores ou evidenciadores nada mais são do que substâncias que deixam o biofilme mais visível, permitindo que dentistas e pacientes consigam enxergá-lo adequadamente.

Eles surgem como grandes aliados da nossa saúde bucal, ajudando na identificação para posterior remoção da placa bacteriana.

Também chamada de biofilme, a placa bacteriana consiste na união de restos alimentares e bactérias, e pode ser muito prejudicial à saúde bucal. Portanto, é recomendado que seja feita uma higienização completa a fim de evitá-la, pois, uma vez que ela evolua para tártaro, fica mais dura, difícil de remover e mais propensa a causar doenças mais sérias, como cáries, mau hálito, gengivite, tártaro, entre outras.

Como funcionam os reveladores de placa bacteriana?

Os reveladores de placa bacteriana são compostos por substâncias corantes, por exemplo a eritrosina. Quando entra em contato com o biofilme, ela pigmenta os locais afetados, facilitando a visualização e a remoção.

Desse modo, são muito úteis para pacientes que possuem alto risco de acumular a placa, como os que utilizam aparelhos ortodônticos. No entanto, qualquer pessoa pode utilizar o produto como forma de facilitar a escovação e, no caso das crianças, também deixar o momento mais divertido.

Tipos de reveladores disponíveis no mercado

O produto ainda está em desenvolvimento no mercado, mas pode ser encontrado em quatro formatos: tablete, cotonetes, solução e fio.

  • Tablete: similar a uma pastilha. O paciente deve mastigá-lo por aproximadamente 30 segundos e depois descartá-lo. Os locais que contêm placa bacteriana costumam ficar levemente arroxeados;
  • Cotonetes: devem ser esfregados nos dentes, até que mudem de cor;
  • Solução: funciona como um enxaguante bucal. O paciente deve bochechar o líquido por 30 segundos e depois cuspir;
  • Fio dental: o procedimento é o mesmo dos fios dentais tradicionais. A diferença é que os resíduos retirados saem com outra cor.

Como escolher o mais adequado?

A escolha do revelador de placa bacteriana vai depender de alguns fatores. Inicialmente, o dentista irá avaliar a quantidade de placa presente na boca do paciente e os locais de maior predominância. Em seguida, será definido o formato que proporcione maior facilidade de aplicação, para que toda a região afetada receba o produto.

Assim, o evidenciador de placa surge como um grande aliado para a manutenção da nossa saúde bucal. Mas não se esqueça: com ou sem o produto, é fundamental caprichar na escovação e no uso do fio dental e do enxaguante. Combinado?