Saiba mais detalhes sobre essa condição curiosa que acomete boa parte da população
A língua geográfica é o nome dado ao aparecimento de manchas vermelhas e irregulares na região da língua, similar a um mapa geográfico.
Até hoje não foi descoberta uma causa específica para a condição, mas sabe-se que ela pode estar associada a fatores genéticos e doenças, como asma e rinite alérgica.
Além disso, a doença pode se manifestar em qualquer pessoa. No entanto, trata-se de uma condição benigna e que não traz riscos à saúde do paciente.
O que é?
Também conhecida como glossite migratória benigna ou eritema migratório, a língua geográfica é uma doença benigna caracterizada pela presença de pequenas manchas lisas e avermelhadas, com as bordas em relevo.
Esses sinais podem mudar de local e tamanho, mas geralmente não causam nenhum desconforto.
Causas
Apesar de suas causas desconhecidas, a língua geográfica costuma estar associada às características hereditárias e manifestações alérgicas, como rinite, asma e urticária, além de estresse emocional e falta de vitaminas. Pacientes que possuem doenças dermatológicas também estão mais propensos a apresentarem a condição.
Sintomas
O aspecto visual costuma ser um dos únicos sintomas do transtorno, que pode desaparecer em alguns dias ou semanas. As manchas são indolores e, ao contrário do que algumas pessoas acham, não comprometem o paladar.
No entanto, é importante ficar atento ao consumo de alimentos ácidos e bebidas alcoólicas, que podem gerar ardência na região.
Tratamento
Caso note algum aspecto diferente na área da língua, é importante que o paciente busque atendimento, já que os sintomas da língua geográfica podem ser confundidos com o de doenças orais mais sérias, como lesões pré-cancerígenas e neoplasias.
No mais, quando confirmado o diagnóstico de língua geográfica, não é recomendado um tratamento específico. No entanto, dependendo do caso, o médico pode receitar algumas medidas para aliviar possíveis desconfortos, como medicamentos, gel de uso tópico e soluções para bochechos.