Os cuidados com os dentes tomados durante a infância influenciam a dentição da vida toda. Sendo assim, os pais têm um papel fundamental também na saúde bucal de seus filhos.
Cabe aos responsáveis incentivar o hábito da escovação e ensiná-los a realizar o procedimento corretamente, além de estimular o uso do fio dental.
Na matéria de hoje, falamos sobre as três situações que podem causar cáries no seu filho. Fique atento!
1. Higienização bucal irregular ou insuficiente
A criança deve escovar os dentes com escova adequada e pasta de dente com flúor. A higienização deve ocorrer ao acordar, após as refeições e antes de dormir.
Além disso, o uso do fio dental sempre deve ser estimulado, para evitar acúmulo de restos de alimentos entre os dentes ou em locais de difícil acesso para a escova.
2. Ingestão excessiva de alimentos ou bebidas com muito açúcar
Para preservar a saúde bucal do seu filho, evite oferecer bebidas ou alimentos com alto teor de açúcar. Além disso, deixe para ofertar sobremesas após as refeições apenas após os 2 anos de idade.
Outro aspecto importante no controle de cáries por consumo de açúcar é sempre escovar os dentes após consumir alimentos ou bebidas açucaradas.
3. Falta de acompanhamento profissional
Visite o odontopediatra para receber orientações e fazer as rotinas de prevenção com segurança. Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento, menor é o risco de seu filho desenvolver problemas dentais!
Gostou desse conteúdo? Conte para a gente nas redes sociais!