A cárie é um problema muito comum e, mesmo que pareça pequena ou seja indolor, é imprescindível visitar regularmente o dentista e tratá-la para evitar problemas futuros. Conheça, a seguir, os cinco estágios da cárie!
1. Aparecimento de manchas brancas
Neste primeiro estágio, o dente ganha uma ou mais áreas brancas e opacas em sua superfície. Essa mancha é o sinal de surgimento da placa bacteriana e a perda de cálcio na região.
2. Desmineralização inicial
No segundo estágio, o processo também é indolor e afeta apenas o esmalte do dente. É possível que as manchas fiquem mais visíveis.
3. Esmalte desgastado
No terceiro estágio, o esmalte sofreu muita ação da bactéria e atinge a cor castanha ou preta. É neste momento que surgem os pequenos orifícios que podem gerar dor no paciente.
4. Cárie profunda
No quarto estágio, a cárie atingiu a dentina e o processo de deterioração acelera consideravelmente. Neste momento, o paciente sofre de dor e sensibilidade na região.
5. Envolvimento da polpa
No último estágio, a dor é constante e o procedimento dentário é bem mais complexo. O paciente pode apresentar um abscesso ou até mesmo perder o dente.
Então, se você identificou uma cárie nas fases iniciais, procure um dentista de sua confiança e realize o tratamento menos complicado, evitando sentir dor!