Alimentos que influenciam a formação de manchas nos dentes
Já sabemos que os alimentos mais prejudiciais neste e em qualquer cenário relacionado aos dentes são os açúcares. Só que essa lista é extensa e, além dos vilões mais conhecidos, como café, vinho, chá e refrigerante, há alguns menos falados, como beterraba, açaí, jamelão, catchup, molhos de tomate industrializados, suco de uva, dentre outros. Mas por que isso acontece?
São dois motivos principais: os pigmentos e corantes contidos nos alimentos, bem como o alto nível de acidez de alguns deles. O vinho tinto, por exemplo, possui grande quantidade de cromógenos, uma substância química que produz pigmentos e se liga ao esmalte dos dentes, podendo ocasionar seu amarelamento. O café, que possui um pH muito baixo comparado ao da boca, pode causar a desmineralização do esmalte, facilitando a aderência dos pigmentos que resultam em manchas, deixando a dentina desprotegida e aumentando a sensibilidade dental. Alguns alimentos são piores que outros, seja pela acidez que causam como resultado da ação de bactérias, seja por sua pigmentação, que ganha força por conta da porosidade da estrutura dental. Mas isso não é o fim!
É claro que é sempre bom evitar doces e alimentos que não trazem nenhum benefício, mas você pode consumir as demais comidas e bebidas sem problemas, desde que a moderação esteja em primeiro lugar e que tenha alguns cuidados adicionais:
-Durante e após o consumo de bebidas de forte coloração, beba água! Assim, você ajuda a diluir os compostos e reduzir a ação da acidez.
-Se não puder escovar os dentes logo após se alimentar, evite o consumo ou tente ao menos fazer um bochecho com água.
-A maçã ajuda a limpar superficialmente os dentes e aumentar a produção de saliva e o pH da boca, então é sempre uma boa candidata para se ter à mão.
-Modere o consumo de qualquer comida ou bebida escura, e às vezes vale até usar um canudo.
-Escove os dentes com regularidade e faça consultas periódicas ao dentista, evitando que as manchas ganhem maiores proporções.
– Por último, mas não menos importante, evite o álcool e o tabaco! Os elementos químicos presentes nas duas substâncias são extremamente agressivos para os seus dentes e sua saúde em geral.