Alinhador transparente x aparelho metálico: qual a diferença?

Conheça melhor cada um e descubra qual a melhor escolha para você

Um sorriso bonito, retinho e com dentes alinhados é o sonho de muita gente. Tanto para questões estéticas, quanto para problemas de mastigação e outros quadros clínicos, os aparelhos ortodônticos são bastante recomendados. Entretanto, muitas pessoas desistem do tratamento pela dificuldade de ter que usar o tradicional aparelho metálico, conhecido por causar desconforto e não ser nada agradável esteticamente. Mas, para a alegria dos pacientes, o alinhador transparente chegou trazendo resultados excelentes, rápidos e sem dor. Quer saber a diferença entre esses dois tipos de aparelho? Só continuar a leitura!

Aparelho metálico

Nossos velhos conhecidos, os aparelhos metálicos ajudam na correção de problemas funcionais – na mordida, fechamento da boca etc. – como para questões estéticas. Eles possuem os bráquetes, colados aos dentes por meio de cimento ou substância adesiva, e um arco de metal, que se fixa a eles.

Antes de colocar o aparelho, realizam-se exames, por exemplo, radiografias, fotografias, além do tão temido molde da arcada dentária em gesso. Uma vez colocado o aparelho, o paciente deverá realizar visitas frequentes ao consultório (normalmente mensais) para a manutenção.

Além disso, deverá redobrar os cuidados com a higienização, tendo em vista que o aparelho não é removível e podem surgir diversos problemas bucais caso a escovação não esteja em dia. Outro ponto  levado em consideração é a hora da alimentação. O paciente deve ser bastante cuidadoso, pois alimentos mais duros podem danificar o aparelho.

Tratamentos com aparelho metálico costumam ser mais longos, complexos e bastante doloridos. Muitas pessoas se incomodam ainda com a aparência, pois o aparelho não é nem um pouco estético e ainda chama bastante atenção por sua cor e o volume que deixa na boca.

Alinhador transparente

Mais conhecidos como a nova tendência na área de Odontologia, os alinhadores transparentes são a realização do desejo de quem fugiu dos aparelhos metálicos a vida toda! Moderno, leve e prático, o alinhador, de acetato transparente, cumpre o mesmo papel do aparelho tradicional, mas de forma muito mais rápida e eficiente.

Os alinhadores se encaixam perfeitamente aos dentes e são removíveis. Ajudam ainda na hora da limpeza, alimentação e não causam dor alguma. Além disso, não fazem volume na boca e não incomodam, nem causam cortes, ao contrário do aparelho metálico.

Quando se trata de estética, eles são o grande destaque, pois, por serem transparentes e muito discretos, são praticamente imperceptíveis. E se você fugiu do aparelho metálico por conta das restrições alimentares, pode comemorar! Com os alinhadores, você pode comer de tudo, uma vez que eles são retirados na hora das refeições.

O desenvolvimento dos alinhadores é por meio de ferramentas, como scanners e simulares 3D. Elas mostram os resultados do tratamento antes de seu início. Assim, criam-se alinhadores de forma precisa, rápida e de acordo com a necessidade de cada paciente.

As visitas ao consultório, por sua vez, são apenas para realizar a troca por um novo par de alinhadores e acompanhar o tratamento.

Assim, apesar de terem os mesmos objetivos, alinhadores transparentes e aparelhos metálicos possuem muitas diferenças e particularidades entre si. Cabe a você escolher qual a opção mais adequada à sua situação. Em caso de dúvidas sobre alinhadores, pode falar com a Espaço Odonto que iremos solucionar todas as suas questões!