Halitose: o que é e como prevenir?

A halitose, ou mau hálito crônico, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável da boca. Desse modo, o “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar. Pode ser embaraçoso e constrangedor, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao dentista. Em suma, é bastante comum e, por isso mesmo, muito possível de tratar.

Causas da halitose

O problema tem várias causas possíveis, em sua maioria, orais. São elas: cáries, problemas de gengiva, restaurações quebradas, dentes quebrado e dentaduras que não foram limpas corretamente. Há ainda os fatores relativos à alimentação. Por exemplo: dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, alimentos ácidos, doces e, é claro, uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes. Consumo excessivo de café e álcool, além do uso do tabaco, também entra na lista.

Apesar de raras, as doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e infecções nas amígdalas também são identificados como causadores de halitose. Problemas no sangue e doenças nos pulmões e rins são ainda outras possibilidades.

Certamente, uma causa mais provável é o diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar, refluxo e gotejamento pós-nasal. Além disso, até uma sinusite comum pode afetar seu hálito, pelo acúmulo de muco.

Tratamento

Como a maior parte da halitose se origina dentro da boca, o primeiro passo para o tratamento deve ser uma reavaliação da escovação e da técnica utilizada. Apesar de a limpeza dos dentes ser necessária, é fundamental que você dê maior foco à língua, pois é nela que uma grande quantidade de bactérias se instala, causando o mau hálito. Faça uma limpeza da língua com a escova ou raspador lingual. Em seguida, passe fio dental nos dentes e enxágue. Lembre-se de que a escovação e o uso de fio dental são responsáveis por, apenas, 25% da limpeza da boca. Somente o enxaguante bucal alcança 100% de limpeza da sua boca, fazendo-a ficar realmente limpa.

Caso você não note uma melhora, o próximo passo é uma consulta com o dentista. Não tenha medo ou vergonha de compartilhar seu segredo com um profissional. Só ele será capaz de diagnosticar e tratar a causa dos problemas do seu hálito.