A moldeira é o recipiente que receberá o gel responsável pelo clareamento. No entanto, para que o tratamento tenha sucesso, é importante cuidar muito bem desse acessório. Veja como a seguir!
Existem diversas formas de realizar o clareamento dental e deixar os dentes branquinhos. Uma delas é o clareamento caseiro, uma opção prática e muito simples, que garante os mesmos resultados do clareamento feito no consultório.
Quem optar pelo clareamento caseiro vai precisar utilizar uma moldeira, similar a uma dentadura, onde será aplicado o gel clareador que entrará em contato com os dentes quando o acessório for colocado. Desse modo, o produto irá quebrar as moléculas que causam as manchas e dentes amarelados, deixando o sorriso mais branco.
Porém, para que o clareamento seja realmente eficiente, é importante tomar alguns cuidados com os moldes, garantindo o sucesso do tratamento.
Higienização a cada uso
O principal cuidado que o paciente deve ter com as moldeiras é na hora da higienização. Após utilizar o acessório, é fundamental remover todo o excesso de gel que tenha ficado em seu interior. Para isso, basta lavar o molde em água corrente e deixá-lo secar em um local arejado.
Armazenamento
Após a higienização, evite guardar a moldeira enquanto estiver úmida, pois isso pode mofar e danificar o acessório. Assim, se estiver com pressa, seque-a com um papel toalha e então guarde-a na caixinha protetora.
No dia a dia, também não se esqueça de deixá-la no compartimento, para evitar o contato com poeira e outras substâncias, e não perdê-la de vista.
Encaixe-a corretamente
Para que o clareamento tenha sucesso, é imprescindível que a moldeira se encaixe corretamente à arcada dentária do paciente, tendo em vista que ela foi planejada exatamente para isso. Assim, é importante tomar certos cuidados para evitar o desgaste e até a deformação do acessório. Caso contrário, o gel não será espalhado uniformemente em seu interior, interferindo no tratamento.
Cuidados após a finalização do tratamento
O clareamento caseiro é muito procurado por conta de sua praticidade, já que o paciente não precisa ir ao consultório regularmente para realizar o procedimento. Além disso, ele é ideal para quem sofre com sensibilidade e não pode fazer o clareamento a laser.
Durante o tratamento, o paciente deve evitar alimentos e bebidas muito pigmentados, pois é ainda mais fácil de manchar os dentes. A higiene bucal também deve ser reforçada.
Já quando o tratamento é finalizado, é necessário ter um cuidado redobrado com a higienização, a fim de prolongar o resultado e prevenir manchas. Logo, é recomendado manter uma rotina de higienização sempre após as refeições e antes de dormir. Além disso, é importante realizar um acompanhamento trimestral com o dentista, para a realização de limpezas mais profundas, que evitam o aparecimento de manchas.
Viu como o clareamento caseiro não é nenhum bicho de sete cabeças? É importante seguir à risca as recomendações do dentista e criar uma rotina regrada de higiene bucal. Assim, o tratamento será eficiente e os resultados, muito mais visíveis e duradouros.
