Clareamento dental: quais cuidados tomar antes do procedimento?

Saiba como cuidar dos seus dentes antes de se render ao clareamento

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Afinal, quem não quer um sorriso branquinho? No entanto, muitas são as dúvidas que cercam o procedimento. Será que todos podem fazer? Os dentes vão ficar mais sensíveis? Há algum tipo de preparação antes? Para esclarecer essas e outras dúvidas, continue lendo o texto de hoje.

Como ocorre o processo de clareamento?

O clareamento dental, nada mais é, do que uma reação química. Seu componente principal é o peróxido de hidrogênio, que pode ser utilizado em diferentes concentrações, dependendo da cor de cada dente.

Independente do tipo de clareamento escolhido – caseiro, no consultório, ou a combinação de ambos – a aplicação é feita diretamente no dente, e deve ser acompanhada de perto por um dentista especializado. Afinal, ele que prescreverá a quantidade correta e o tempo ideal de utilização.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Não! A idade mínima para realizar o clareamento é de 16 anos. Além disso, não é indicado que gestantes e lactantes realizem o procedimento.

Cuidados antes do clareamento

Higiene bucal impecável

Sua boca deve estar 100% saudável antes do clareamento. Portanto, seu dentista deve verificar se há alguma cárie, gengivite, doença periodontal ou qualquer outro tipo de lesão. Uma vez identificadas, deve ser iniciado o tratamento. Quando ele for concluído, aí sim pode ser feito o clareamento.

Além disso, deve ser realizada uma limpeza profunda, para retirada dos tártaros e demais impurezas. Desse modo, o produto terá ação em toda a extensão do dente.

É importante saber ainda que o clareamento não age sobre as restaurações. Portanto, se a sua já é antiga e está com uma coloração mais escura, verifique a possibilidade de trocá-las antes do procedimento, caso ache necessário.

Cuidar da sensibilidade

Ao contrário do que muitas pessoas acham, ter dentes sensíveis não é um impedimento para realizar o clareamento dental. O que acontece é um tratamento com pastas de dente específicas para sensibilidade antes de iniciar o procedimento.

Em suma, esses são os cuidados necessários antes de iniciar o clareamento. Tenha em mente que a rotina de higiene bucal será importante não só antes, como durante e, principalmente, após o procedimento. Afinal, se você quer garantir que o seu sorriso fique ainda mais bonito, cuidar da sua higiene é um passo fundamental, concorda?