Como funcionam os alinhadores estéticos?

alinhadores

De fato, os alinhadores estéticos funcionam – todos nós conhecemos os resultados. Mas, como eles corrigem os dentes com precisão? Afinal, por serem transparentes, são muito diferentes dos aparelhos tradicionais, mas podem obter os mesmos resultados.

Primeiramente, o conceito-chave é o uso de placas de poliuretano finas e transparentes para mover os dentes, quando usados de forma correta. Em contraste com os aparelhos fixos, os alinhadores são removíveis e trocados em intervalos de 7 a 14 dias. Eles se parecem com moldes de clareamento dental.

Assim, ocorre a fabricação de uma série a partir de modelos virtuais de seus dentes, com movimentos graduais até atingir a posição ideal. O número de alinhadores por série varia, mas o intervalo é de 10 a 40. Pode levar de uma a três ou mais séries para produzir um bom resultado. Dessa forma, o alcance depende da complexidade da sua mordida, do uso regular dos alinhadores e da resistência ao movimento que o osso apresenta.

A mecânica por trás dos alinhadores

Os alinhadores são projetados para fazer pequenos movimentos por vez, colocando uma leve pressão sobre os dentes. Em seguida, essa pressão é transferida por meio de suas raízes para o osso. Este, por sua vez, responde às forças, realizando a movimentação dos dentes. Desse modo, como as mudanças de alinhador para alinhador são pequenas, o tratamento tende a ser suave e confortável.

Os alinhadores precisam ser usados 22 horas por dia para serem eficazes. Isso deixa tempo para comer, escovar e passar fio dental sem alinhadores.

Uma vez que não estão presos aos dentes, precisamos de pequenos pontos de pressão chamados de attachments.

Attachments são saliências da cor dos dentes. Elas colam-se a eles durante o tratamento. A colocação e a forma deles dependerão do movimento necessário. Sua função é ajudar a aplicar pressão dos alinhadores nos dentes e a direcioná-los para a posição adequada. Além disso, podem ser exigidos elásticos, muito usados na ortodontia tradicional.

Embora alinhadores resolvam casos simples e complexos, a ortodontia convencional atende melhor aos casos graves. Dessa forma, você chega ao resultado desejado de forma mais previsível.