A principal causa da doença periodontal é a presença da placa bacteriana. Entretanto, outros fatores podem ter influência sobre a saúde dos tecidos periodontais.
Idade
A saber, estudos indicam que pessoas mais velhas têm as taxas mais altas de doença periodontal. Nos Estados Unidos, mais de 70% dos americanos acima de 65 anos têm doença periodontal.
Tabagismo
O uso do tabaco está associado a muitas doenças graves, como câncer, doenças pulmonares e cardíacas, além de vários outros problemas de saúde. Além disso, os usuários de tabaco apresentam risco aumentado de doença periodontal. Estudos têm demonstrado que o uso do tabaco pode ser um dos fatores de risco mais significativos no desenvolvimento e progressão da doença periodontal.
Genética
Algumas pessoas podem ser geneticamente suscetíveis a problemas periodontais. Apesar dos hábitos agressivos de higiene bucal, essas pessoas podem ter maior probabilidade de desenvolver a doença.
Estresse
O estresse está relacionado a muitas condições graves, como hipertensão, câncer e vários outros problemas de saúde. O estresse também é um fator de risco para doença periodontal. Pesquisas demonstram que o estresse pode tornar mais difícil para o corpo combater infecções, incluindo doenças periodontais.
Remédios
Alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, antidepressivos e certos medicamentos para o coração, podem afetar sua saúde bucal. Assim como você notifica o seu farmacêutico e outros profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que está tomando e sobre quaisquer alterações em sua saúde geral, você também deve informar o seu dentista.
Doenças sistêmicas
Algumas doenças sistêmicas que interferem no sistema inflamatório do corpo podem piorar o estado das doenças periodontais. Isso inclui doenças cardiovasculares, diabetes e artrite reumatóide.
Má nutrição e obesidade
Uma dieta pobre em nutrientes importantes pode comprometer o sistema imunológico do corpo e dificultar o combate às infecções. Como a doença periodontal começa como uma infecção, a má nutrição pode piorar o estado das gengivas. Além disso, a pesquisa mostrou que a obesidade pode aumentar o risco de doença periodontal.