As pessoas estão suscetíveis a perderem dentes em qualquer fase da vida. Nesse sentido, os implantes dentários surgem como uma solução para repor o dente perdido e recuperar as funções da mastigação e a autoestima do paciente. Porém, a colocação do implante vai depender não só da idade, como da fase de desenvolvimento do osso maxilar do paciente. Caso contrário, podem surgir alguns problemas neste processo.
Osseointegração e sua interferência na colocação dos implantes
O sucesso de um implante dentário depende de diversos fatores, como a idade e a saúde bucal do paciente. Quando um implante é colocado no osso maxilar, é iniciado um processo natural de regeneração óssea, visando preencher o espaço que foi aberto.
Como o parafuso está ocupando praticamente todo o espaço, a regeneração acontece ao redor do implante, sendo fundamental para sua completa fixação e estabilização.
No entanto, alguns hábitos e doenças interferem nesse processo de osseointegração, como má higiene bucal, hábito de fumar e doenças periodontais, já que comprometem a qualidade óssea e dificultam a colocação dos implantes.
Existe idade mínima ou máxima para colocar implantes?
Geralmente, a idade mínima é no início da fase adulta, quando se completa a formação óssea da mandíbula. A idade máxima é difícil de estipular, pois depende da saúde bucal e da qualidade óssea do paciente.
O osso possui um papel primordial na colocação do implante, já que é responsável pela sustentação da raiz artificial e da corona dental. Na infância e na adolescência, esse osso ainda não tem a resistência adequada para segurar um implante.
Além disso, quando colocados durante a fase de crescimento ósseo, os implantes podem alterar o desenvolvimento normal do osso maxilar. Justamente por isso, o ideal é aguardar até que essa fase termine.
Alguns médicos estimam que a idade mínima para o procedimento é de 16 anos em mulheres e 18 em homens, enquanto outros defendem que é mais seguro aguardar até os 22 anos. No entanto, o mais recomendado é realizar uma avaliação com um especialista para que ele determine, de forma segura, o melhor momento para a colocação dos implantes.