Saiba mais detalhes sobre os cuidados com as lentes
As lentes de contato dentais se tornaram muito populares nos últimos anos, principalmente por corrigirem os dentes de forma praticamente instantânea, sem interferir bruscamente na rotina dos pacientes.
Além de atuar no ajuste de dentes desalinhados ou separados, as lentes devolvem o branco do sorriso e corrigem manchas, recuperando a autoestima de quem opta por elas.
As lâminas ultrafinas – de porcelana ou cerâmica – são coladas sobre os dentes, modificando a cor e o formato dentário, de acordo com a preferência de cada paciente. Em apenas algumas horas, o resultado é um sorriso alinhado e harmonioso.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o procedimento, principalmente no que diz respeito à necessidade de realizar – ou não – a manutenção.
Como funcionam as lentes de contato
A saber, para a colocação das lentes dentárias, não há praticamente desgaste na estrutura dos dentes, justamente por serem bem finas. Nesse sentido, a confecção das lentes é de acordo com a medida do dente do paciente, de forma a harmonizar com a face, promovendo resultados excelentes.
Há necessidade de manutenção?
Quando colocadas sobre os dentes, uma das principais características das lentes de contato é a sua resistência. De acordo com alguns estudos, apenas 4% das lentes precisaram ser substituídas após 10 anos de uso. No entanto, tudo vai depender dos hábitos e cuidados que o paciente tem visando a conservação das lentes. Ou seja, nada de abrir embalagens com os dentes ou roer as unhas.
Além disso, visitas periódicas ao dentista são fundamentais, para avaliar se está tudo certo com as lentes e se há acúmulo de placa bacteriana próximo às suas margens. Todos esses fatores contribuem para aumentar a durabilidade das lentes de contato.
O que acontece se o paciente não realizar a manutenção corretamente?
A negligência no tratamento com as lentes de contato pode trazer problemas à saúde bucal do paciente. Alguns exemplos são descolamento e perda do brilho das lentes, fraturas dentárias, infiltrações cariosas, etc.
Portanto, é imprescindível seguir à risca todas as recomendações do dentista, incluindo os intervalos determinados para a manutenção. Assim, além de garantir que sua saúde bucal esteja em dia, seu sorriso permanecerá bonito por muito mais tempo.