Lente de contato dental: é possível colocá-la com menos desgaste nos dentes?

Saiba como a tecnologia impactou em um menor desgaste dentário na realização do procedimento  

As lentes de contato dentais têm sido as queridinhas dos famosos e dos pacientes. Afinal, elas corrigem pequenas imperfeições, como dentes levemente separados e manchas, de forma indolor e sem necessidade de cirurgia.  

Elas consistem em lâminas ultrafinas de porcelana ou cerâmica coladas sobre os dentes, modificando não só a cor, como o formato dentário. Em apenas algumas horas, o paciente sai do consultório com um sorriso alinhado e harmonioso. 

No entanto, muitos pacientes têm dúvidas sobre o procedimento e algumas preocupações em relação ao desgaste dentário, necessário para a colocação das lentes. A boa notícia é que os avanços tecnológicos têm permitido que o procedimento seja realizado de maneira menos invasiva. É o que veremos a seguir! 

Como as lentes de contato são colocadas? 

Previamente à colocação das lentes, os dentistas realizam uma avaliação da saúde bucal do paciente. É ela que indicará a viabilidade da colocação. Uma vez que esteja tudo certo, é feito o molde dos dentes.  

Dessa forma, o dentista planejará o tamanho, a coloração e a posição dos dentes. A aplicação é feita em apenas uma sessão e é totalmente indolor. Para fixar as lentes, os dentes recebem uma camada de ácido, deixando-os porosos, e com o auxílio de cimento adesivo e silano, a prótese é aplicada.  

Como as tecnologias auxiliam na colocação das lentes  

Alguns avanços tecnológicos possibilitaram um menor desgaste dos dentes para a colocação das lentes de contato. A caneta de alta rotação, por exemplo, agora é elétrica e pneumática. Em outras palavras, ela apresenta menor vibração e está ainda mais precisa, possibilitando um maior controle das rotações e um menor desgaste dos dentes.  

Além disso, o escaneamento 3D e os materiais utilizados na moldagem auxiliam na produção das lentes, fornecendo informações ainda mais precisas e evitando o desgaste excessivo dos dentes. O laser também favorece o processo, já que ele possibilita a troca da lente de contato e da resina sem a necessidade de novos desgastes.