Lentes de contato dentais x clareamento: o que escolher

Ao menos uma vez na vida, você já se pegou olhando no espelho querendo que seus dentes estivessem mais brancos ou fossem mais alinhados. Além de uma questão estética, dentes brancos e alinhados são capazes de melhorar a qualidade de vida do indivíduo e garantir a saúde dos dentes.

 

Muito se fala sobre o clareamento dental e sobre seus resultados, que são, sem dúvida, excelentes e bastante seguros. Mas você conhece o tratamento de lentes de contato dentais? Sabe quais são as diferenças entre eles?

 

Clareamento dental

 

Esse tratamento atua exclusivamente na remoção de placa bacteriana. O procedimento é realizado ou supervisionado por um cirurgião-dentista e só é autorizado após exame clínico e alguns exames radiológicos, para garantir a saúde dos dentes antes de sua realização.

 

Em casos de pacientes gestantes e de pacientes com menos de 15 anos, o procedimento é severamente contraindicado. Além disso, no momento do tratamento, todos os dentes devem estar perfeitamente saudáveis: nada de cáries por aqui!

 

Apesar de seguro e eficiente, o clareamento dental possui algumas limitações em termos do quanto consegue clarear os dentes e também possui algumas restrições alimentares temporárias. Após sua realização, é desaconselhado ingerir alimentos e bebidas coloridas, como beterraba, vinho, café ou sucos de caixinha, já que existe o risco de os dentes adquirirem uma leve coloração.

 

Lentes de contato dentais

 

Por outro lado, as lentes de contato dentais entregam um pouco mais do que dentes brancos: elas também auxiliam a corrigir determinadas imperfeições dentárias, como tamanho e posicionamento irregulares.

 

O procedimento é realizado somente por um cirurgião-dentista, em ambiente odontológico, e requer mais consultas e exames do que o clareamento. O dentista irá realizar o exame clínico, o planejamento das lentes, a moldagem dos dentes e todos os exames e preparos necessários para a segurança do paciente.

 

Com o molde dentário pronto – feito por um scanner bucal 3D e/ou em silicone –, o dentista irá propor um teste das lentes no paciente. Juntos, verificarão se o tratamento atendeu às expectativas, farão as devidas correções quando necessário e poderão discutir todos os cuidados necessários para preservar as próteses.

 

Qual é o melhor tratamento?

 

Tudo dependerá da análise do dentista.


O clareamento dental é um procedimento mais rápido e simples, tendendo a ter um custo geral menor. No entanto, as lentes têm uma durabilidade superior e corrigem imperfeições – mas possuem uma necessidade constante de manutenção e podem apresentar um custo geral maior.

 

Sendo assim, é essencial conversar com o seu dentista de confiança e determinar quais são os prós e os contras de cada tratamento para o seu caso especificamente.

 

Gostou desse conteúdo? Conte para a gente nas redes sociais!