Lentes de contato dental: tudo que você precisa saber sobre elas

lentes de contato

Saiba um pouco mais sobre essa técnica cada vez mais popular nos consultórios

Certamente, cada vez mais os pacientes de clínicas odontológicas têm buscado soluções não só para sua saúde bucal, mas também para a estética. E as lentes de contato têm se tornado as grandes queridinhas, principalmente dos famosos.

Ela consiste em uma lâmina ultrafina de porcelana ou cerâmica colada sobre os dentes, modificando não só a cor, como o formato dentário. Assim, é indicada para quem busca a correção de pequenas imperfeições. Por exemplo, diastemas, dentes irregulares, manchados, entre outras.

A saber, é uma técnica indolor e que possibilita, em apenas algumas horas, um sorriso alinhado e harmonioso. Além disso, elas não necessitam da realização de desgaste prévio dos dentes para serem colocadas.

Função

As lentes de contato têm como principal objetivo dar um novo formato aos dentes. Mas também são utilizadas para outros efeitos de correção, como:

– Dentes irregulares, manchados ou amarelados;

– Diastemas;

– Dentes curtos.

Como são colocadas?

Primeiramente, os dentistas realizam uma avaliação da saúde bucal do paciente, pois é ela que indicará a viabilidade da colocação. Uma vez que esteja tudo certo, é feito o molde dos dentes.

Dessa forma, o dentista planejará o tamanho, a coloração e a posição dos dentes. A aplicação é feita em apenas uma sessão e é totalmente indolor. Em seguida, para fixar as lentes, aplica-se uma camada de ácido nos dentes, deixando-os porosos. Com o auxílio de cimento adesivo e silano, aplica-se a prótese.

Vantagens

Preservação da estrutura dentária original

A saber, para a colocação das lentes dentárias, não há praticamente desgaste na estrutura dos dentes, justamente por serem bem finas. Nesse sentido, a confecção das lentes é de acordo com a medida do dente do paciente, de forma a harmonizar com a face, promovendo resultados excelentes.

Durabilidade

As lentes são bem resistentes e duram de oito a dez anos. Logo, é fundamental realizar visitas ao dentista a cada seis meses para manutenção. Dessa maneira, conforme as lentes vão ficando mais adaptadas, o intervalo entre as consultas pode aumentar até um ano.

Mas lembre-se: esses fatores vão depender de hábitos que contribuem para a conservação das lentes. Ou seja, nada de abrir embalagens com os dentes ou roer as unhas.

Cuidados

Certamente, os cuidados com as lentes de contato são muito importantes para a eficácia do tratamento. Assim, o paciente deve manter uma rotina de escovação dental aliada ao uso de fio dental e enxaguante bucal.

Evite ainda mordidas em alimentos e materiais rígidos, bem como o uso dos dentes para abrir embalagens que os deixem danificados.

Contraindicações

Fique atento, pois as lentes de contato possuem algumas contraindicações, relacionadas ao agravamento de problemas bucais. Logo, são contraindicadas para quem possui:

– Bruxismo;

– Dentes com manchas acentuadas;

– Cáries e tártaros;

– Canal com tratamento incorreto;

– Dentes quebrados;

– Patologias de gengivas.