A saúde bucal dos bebês é um tema que gera muitas dúvidas, principalmente quando os primeiros dentinhos começam a surgir. Confira alguns mitos e verdades sobre esse assunto.
Os cuidados com a saúde bucal nos acompanham ao longo de toda a nossa vida. Assim como é super importante para um adulto fazer um acompanhamento regular, com os bebês não seria diferente.
Quando um bebê nasce, muitas dúvidas sobre a sua saúde surgem para os pais, principalmente os de primeira viagem, e a saúde bucal também está incluída nisso. Desde bem cedo, o ideal é que os responsáveis tenham uma atenção especial com tudo o que envolve a saúde bucal do pequeno. Dessa forma, fica mais fácil perceber quando algo está errado e ensiná-los bons hábitos para que cuidem bem dos dentes quando crescerem.
Apesar disso, existem diversos mitos sobre esse assunto que deixam os pais preocupados. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades que vão te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre a saúde bucal dos seus filhos.
O cuidado com a saúde bucal só começa com o aparecimento do primeiro dente de leite?
Verdade. Antes, era recomendado higienizar a gengiva do bebê com gaze ou lenço umedecido após cada mamada. No entanto, após a revisão dessa instrução, a Academia Brasileira de Odontopediatria e a Associação Americana de Odontopediatra indicam que a higienização deve ser feita somente após o nascimento do primeiro dentinho.
Isso acontece porque, quando a boca do bebê ainda não tem dentes, ela está cheia de anticorpos imunoglobulina, que agem como um escudo que previne a proliferação de doenças na cavidade bucal. Com a higienização constante da boca do bebê, toda essa proteção se perde.
O nascimento dos dentes faz o bebê babar mais?
Parcialmente verdade. Bebês babam mais porque salivam mais e com maior frequência. Isso se deve ao fato de coincidir o nascimento dos dentes com a maturação das glândulas salivares. Logo, a baba não é um sintoma do nascimento dos dentes, mas pode indicar que esse momento está se aproximando.
É possível um bebê ter cárie?
Verdade. Por isso, é tão importante levar o bebê a um odontopediatra para orientar os pais sobre a forma correta de cuidar da saúde bucal dos filhos.
Chupeta e mamadeira deixam os dentes tortos?
Parcialmente verdade. Dificilmente o uso de chupeta durante o primeiro ano de vida provocará alterações dentárias. Até os 12 meses os bebês têm, em média, oito dentes, e não há tempo hábil para que as transformações ósseas aconteçam. Se alguma alteração ocorrer entre os 18 e 24 meses, já é hora do bebê abandonar os dois itens.
É normal sentir dor quando os dentes estão nascendo?
Verdade. O surgimento dos dentes pode causar dor e desconforto. No entanto, existem alguns modos de suavizar a dor nesse momento. Os mais recomendados são a utilização de mordedores, principalmente os que possuem água dentro, que podem ser levados à geladeira e oferecidos frios à criança. Isso porque o gelado possui ação anti inflamatória e ajuda muito a melhorar o desconforto. Além disso, dedeira de silicone ou gaze com chá de camomila gelado também podem ser usados para massagear o dente do bebê.