Conheça as causas das principais complicações na colocação de implantes
Os implantes dentários são uma ótima forma de recuperar dentes perdidos e a autoestima dos pacientes. O seu índice de sucesso chega a ultrapassar 98%, mas isso não significa que não existam casos de complicação nas cirurgias de implantes. Em algumas situações, o resultado pode não ser como o esperado, ou então podem surgir complicações pós-cirúrgicas, caso o paciente não siga corretamente as recomendações.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre essas complicações.
Por que as complicações acontecem?
Existem diversos motivos que podem levar às complicações em cirurgias de implantes. Eles vão desde profissionais pouco capacitados para realizarem a cirurgia, até a falta de cuidado dos pacientes no período de recuperação.
Além disso, alguns pacientes merecem uma atenção especial, como diabéticos, fumantes, pessoas com periodontite e/ou que possuem má higiene bucal, e pacientes com pouca estrutura óssea.
Portanto, para o sucesso da cirurgia e do pós-operatório, é imprescindível que o profissional seja altamente qualificado e especializado na colocação de implantes, e que o paciente siga todas as recomendações.
Possíveis complicações
Perda óssea
A perda óssea ao redor do implante acaba comprometendo o sucesso do tratamento. Para evitar que isso aconteça, o paciente deve comparecer às consultas e fazer o acompanhamento de maneira adequada. Se o problema for identificado, é feito um procedimento para reversão, evitando futuros danos mais sérios.
Infecção
Ela ocorre quando o paciente não realiza a higiene bucal adequadamente após a cirurgia. Se forem identificadas bactérias ao redor do implante, é provável que ocorra inflamação e problemas na forma como ele se integra ao osso. No entanto, também é comum que ocorra uma infecção após algum tempo da cirurgia, danificando a união entre o implante e o osso, e levando à perda do implante.
Fraturas
Infelizmente, um problema bastante comum quando o assunto é implante. O consumo de alimentos mais rígidos e pegajosos pode contribuir para uma fratura. O problema também pode acontecer se a pessoa range ou aperta os dentes durante o sono.
Uma vez identificada a fratura, os implantes devem ser substituídos. Assim, o paciente passa novamente por todo o processo de colocação do implante e pós-operatório.
Lesão no nervo mandibular
Na parte posterior do osso da mandíbula inferior há o nervo mandibular ou alveolar inferior, que pode passar perto da gengiva. Quando há um mau planejamento ou colocação de um implante, é possível ocorrer lesões neste nervo.
Então, é indicada a remoção do implante para reparar o dano. No entanto, existem situações em que não é possível a recuperação do problema. Dependendo do grau da lesão, podem ficar algumas sequelas, como dormência na boca ou perda de movimentação.
Portanto, é fundamental colocar os implantes com um profissional de confiança e que solicite todos os exames necessários para posicioná-lo corretamente.