Certamente, é incontestável que nós vivemos em uma sociedade em constante evolução e cada vez mais conectada, não é mesmo? Por consequência, tem se notado que as pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas e com dificuldade de viver e aproveitar ao máximo o presente. Um traço que tem se mostrado frequente em pessoas que possuem quadros de ansiedade é o hábito de apertar involuntariamente os dentes, isto é, o apertamento dentário.
O impacto desta ação na saúde bucal pode ser sentido por meio de alguns sintomas, por exemplo: dor na face, presença de trincas nos dentes, fraturas dentárias sem causa aparente, retrações gengivais com presença de sensibilidade dentária, entre outros.
Portanto, é essencial que responda esta seguinte pergunta: alguma vez você já se deu conta de que aperta os dentes? Caso a sua resposta seja sim, fique sabendo que esse hábito pode ser muito prejudicial para a sua saúde bucal!
A saber, existem apenas duas funções que necessitam que os seus dentes da arcada superior com a inferior se toquem, são elas: comer e engolir. Por analogia, em qualquer outro momento eles devem estar desencostados!
Dessa forma, os seus dentes, músculos da face e a articulação temporo-mandibular não ficarão sujeitos a forças excessivas e danosas.
Você já tinha ouvido falar sobre essa condição tão prejudicial para a saúde bucal? Já parou para reparar se seus dentes realmente ficam desencostados durante a maior parte do dia?
Caso você já tenha sentido alguma dor ou desconforto na face que não tenha encontrado explicação, entre com contato conosco para uma orientação de um dentista experiente!