5 hábitos que podem causar mau hálito

É fato que todos gostam de sentir os dentes bem limpos e saber que o hálito está super agradável. Mas sabia que alguns hábitos seus podem estar acabando com suas chances de isso acontecer?


No artigo de hoje, vamos esclarecer 5 hábitos bastante simples, que não vão mudar radicalmente a sua rotina, mas vão te ajudar a alcançar o tão sonhado bom hálito!

 

1. Não escovar os dentes de maneira adequada.


É possível desenvolver halitose se você não estiver escovando seus dentes na regularidade necessária ou da forma correta.


Os especialistas indicam que você realize a escovação antes e depois de dormir, assim como depois de todas as refeições. Além disso, é importante relembrar que a sua escova de dentes deve ser trocada se apresentar alguma avaria ou quando alcançar 3 meses de uso, o que vier primeiro!


A escovação deve englobar os dentes, a parte interna das bochechas e a língua.

 

2. Não usar fio dental e enxaguante bucal.


Para uma limpeza completa, é fundamental você passar o fio dental após as refeições. Esse cuidado previne a formação de placas bacterianas que causam mau cheiro e cáries.


O enxaguante bucal pode ser um forte aliado para ser usado antes e depois de dormir. Sua fórmula garante proteção pelo período em que sua boca geralmente encontra-se mais seca e, portanto, mais propícia à proliferação de bactérias.

 

3. Não beber água o suficiente.


Quando a nossa boca está seca, existe maior risco da proliferação de bactérias. Além de afetar outros aspectos muito importantes, sim, beber menos água do que o necessário para o corpo pode causar halitose!


Os especialistas indicam que, no geral, a recomendação é que uma pessoa adulta consuma cerca de 2 litros de água por dia.

 

4. Consumo excessivo de certos alimentos.


Aquela frase de “nós somos o que comemos” se prova muito coerente quando analisamos os benefícios e os malefícios que podem ser causados à nossa saúde ao consumir (em excesso ou não) determinados alimentos.


No caso da halitose, não é muito diferente. Quando a pessoa apresenta uma dieta muito rica em certos alimentos, o mau hálito pode ser uma das consequências. Vamos listar alguns dos itens para ingerir com moderação (e sempre realizar uma superlimpeza depois)!


– Alho e cebola;
– Ovos, carnes, atum enlatado e derivados (como salame, mortadela, presunto etc.);
– Leite e derivados (iogurte, requeijão etc.);
– Repolho, brócolis, couve-flor, entre outros.


Mas, veja bem! Isso não quer dizer que você precisa abolir esses alimentos da sua mesa, até porque eles têm grande importância nutricional. Basta fazer a escovação adequada, usando o fio dental, e não exagerar o consumo!

 

5. Consumo regular de determinadas bebidas.


Assim como precisamos nos atentar ao que comemos, nossa lista de bebidas também deve passar por uma análise cuidadosa.


O café, o refrigerante e as bebidas alcoólicas continuam sendo os maiores vilões neste sentido. Além de causar manchas nos dentes, o café reduz a produção de saliva, que protege a boca de bactérias. No caso dos refrigerantes, eles também causam manchas e possuem um alto teor de açúcar. As bebidas alcoólicas afetam a produção de saliva, pois causam desidratação na boca.

 

Você costuma ter um ou mais destes hábitos?


Agora que sabe como eles podem prejudicar sua saúde bucal, é sua oportunidade de conquistar o hálito que sempre sonhou!