Todos sabemos dos variados benefícios de se consumir água com a frequência e na quantidade adequados ao biotipo de cada um. Mas sua ação positiva se dá de maneiras diversas, como, por exemplo, na manutenção da saúde bucal.
Quando consumimos a quantidade de água adequada, contribuímos para a saúde dos dentes, das gengivas e da língua. Continue lendo a postagem para entender melhor sobre o assunto!
Reduz o mau hálito
A água umedece as mucosas, hidratando o organismo, e estimula a produção de saliva, que promove de forma natural a limpeza da boca e combate o acúmulo de bactérias.
Previne cáries e gengivite
Com o estímulo de produção de saliva, temos outro benefício: a redução de acidez da boca, que previne a proliferação de cáries. A presença da saliva em abundância também é responsável pela mineralização dos dentes, o que reduz a perda de cálcio no esmalte dentário.
A limpeza natural, proveniente da saliva, também reduz a chance de desenvolvimento de gengivite – causadora de sangramentos e sensibilidade na gengiva; quando agravada, pode evoluir para uma periodontite, que compromete os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes.
E adivinhem? Mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com gengivite e cerca de 90% apresentam ou apresentaram nos últimos meses cáries nos dentes. Sendo assim, podemos dizer que o consumo de água – já tão essencial – podem auxiliar na prevenção de duas doenças bucais muito presentes na vida das pessoas.
Aproveita e bebe um copo de água!